
Num processo de gestação, ocorrem muitas mudanças no corpo da mulher. Um conjunto de alterações hormonais, mudanças de hábitos alimentares, estrutura corporal, e, tudo isso, pode propiciar o aparecimento da doença cárie e também de doenças periodontais.

Você sabia que os problemas periodontais em gestantes podem levar ao nascimento de bebês prematuros ou abaixo do peso?
Por estes motivos, é necessário o acompanhamento da saúde bucal da futura mamãe por um profissional, o odontopediatra, com o objetivo de evitar o agravamento de doenças que, porventura, já existam e de prevenir outras doenças bucais.
Portanto, assim que a mamãe iniciar o pré-natal, deve também, dar início ao pré-natal odontológico. A frequência de idas ao odontopediatra será definida individualmente pelo profissional para cada paciente, de acordo com o caso.
O uso de medicamentos, radiografias e anestésicos, geralmente não são receitados durante a os primeiros três meses de gestação, mas caso haja uma real necessidade do uso dos mesmos, isso deverá ser feito com o aval do médico responsável.
Fique tranquila, o odontopediatra é o profissional capacitado pra lhe atender da melhor forma e orientar à nova mamãe com relação à saúde bucal dela e do bebê, o que, certamente, vai contribuir muito para a qualidade de vida de ambos!

Dra Dannilla RodriguesCRO 3854 ES - Odontopediatra